A moral destelhada de Yoani Sánchez

Uma consciência comprada não é necessariamente uma consciência culpada. A blogueira de aluguel cubana Yoani Sánchez está no Brasil para provar isso.  Yoani jura por su madre que tem muitas dificuldades materiais para manter seu blog. Porém foi nomeada diretora regional da nefasta Associação Interamericana de Prensa (SIP), o patronato dos tubarões da mídia conservadora, e recebe um salário equivalente a US$ 6 mil, livres de impostos, para esculhambar sua ilha materna. A Cubana já recebe outro salário no mesmo valor, do jornal espanhol El Pais, como correspondente em Cuba. Até mesmo suas “premiações” são remuneradas, o que já lhe rendeu coisa de 250 mil euros. Com essa grana muita gente com a moral destelhada falaria mal até de Madre Teresa de Calcutá.

Ela é também representante do “escritório de interesses” dos Estados Unidos em Havana, a Sina, e recebe salário pela função. O próprio Wikileakes denunciou sua ligação com os interesses americanos:

O chefe da Sina, Jonathan Farrar, em 2009 escreveu ao Departamento de Estado: “Pensamos que a jovem geração de dissidentes não tradicionais, como Yoani Sánchez, pode desempenhar papel a longo prazo em Cuba pós-Castro”. O mesmo recomendou que os EUA aumentassem os subsídios financeiros à blogueira “independente”.

Quem se encontra por trás do blog de Sánchez, cujo servidor está localizado na Alemanha, na empresa Cronos AG Regensburg, (que também hospeda sites de extrema direita), e registrado em nome de Josef Biechele?

Também descobriu-se que Sánchez fez o registro de seu domínio através da empresa americana GoDady, cuja principal característica é o anonimato. O Pentágono também a usa para registrar sites com toda a discrição necessária.
Como Yoani Sánchez, uma blogueira cubana que vive em Cuba, pode registrar seu site numa empresa americana, quando a legislação sobre as sanções econômicas formalmente proíbe?

Por outro lado, o site “Generación Y” de Yoani Sánchez é extremamente sofisticado, com entradas para várias redes sociais. Além disso, recebe 14 milhões de visitas ao mês e é o único que está disponível em 20 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, persa, polonês, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano, grego, catalão e romeno). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo, as Nações Unidas, o Banco Mundial, o FMI, a OCDE ou a União Europeia, dispõe de tantas versões linguísticas.

Segundo notícia do Jornal do Brasil, Yoani Sanchéz supostamente usaria sites de troca de seguidores para aumentar seu número de seguidores no Twitter e parecer mais popular na internet. Em troca de receber novos usuários, ela precisaria segui-los. O jornal, na mesma notícia, ainda acrescenta que depois do incidente da suposta agressão Yoani convocou uma coletiva de imprensa, na qual não conseguiu demonstrar traços de agressão e testemunhas do fato relatado.
Essa relação hermana com os turbocapitalistas é também observada nos discursos onde defende a Lei de Ajuste Cubano, imposta pelos EUA para desestabilizar a economia cubana. Yoani também defendeu a privatização, “privatizar, não gosto do termo porque tem uma conotação pejorativa, mas colocar em mãos privadas, sim.”.

Na terra onde canta o sabiá, ela é queridinha dos tucanos do Instituto Millenium, o articulador da direita no Brasil. No site do IMil seus artigos são publicados e seu blog está na lista dos parceiros.

Ética e honra: a blogueira de ganho está longe daquela e mais distante ainda da correção moral desta. É o modelo exemplar de que uma consciência comprada…

Image

Anúncios
Categorias: Sociedade | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: