Piadas prontas, notícias repetidas

Jenner Augusto, O Sanfoneiro

Puxa o fole, haja fôlego. A arte faz a gente continuar.

A escolha do papa parou a televisão. Fim da programação. Quanta gente, quanto peregrino. Tudo para ver um papa argentino. Piada pronta, virei José Simão. Rárárá. É o primeiro argentino que conheço que reconhece formalmente que está abaixo de deus. Rárárá. Pelo menos por enquanto. Troca o riso pelo pranto. Ligações com a ditadura, papa linha dura, o passado que condena. Puro jogo de cena.

Cena de eleição. Perdeu o conclave anterior mesmo sendo tão conservador. Culpa do currículo do antecessor. De que vale apoiar a cúpula de ditadura latinoamericana e posar de moralista, quando o Bento era bem mais bacana por ter sido do Partido Nazista? De toda essa história, resta ao povo brasileiro uma glória: a próxima visita não vai ter comparação, ver um argentino ajoelhar para beijar o nosso chão. Rárárá.

Só rindo da reunião da comissão dos direitos humanos (não merece mais as iniciais maiúsculas). Insanos. Cena lamentável. Transformar palanque em culto, só podia dar tumulto. E não menos oculto, mostrando despreparo, o azêmola Bolsonaro. Carregando seu cartaz, “queimar a rosca”, parecia querer mais. Imaginava estar no quartel, onde poucos vão pro céu. Na Câmara dos contrários, o bizarro é o padrão. Não existe mais decoro. De vergonha, eu coro.

Em coro Beira-mar foi recebido pelos netinhos no tribunal. Que encontro memorável. Quanto afeto! Quase lacrimal. Marginal. Condenado a mais oitenta anos de cadeia, por não perder a antiga veia de mandar matar os desafetos. Da penitenciária saem ordens para o mal. (E aqui fora o meu Tim vive sem sinal). Fernandinho vai agora estudar teologia. Novo vício. Vai entrar em harmonia, quem sabe não abre sua própria igreja? Que seja. Um novo pontifício. Mas acho que descobriu tarde a arte de roubar sem ser ladrão de ofício.

Ossos do ofício. Ser professor agora é profissão de risco. Sacrifício. Tem agressão, assassinato e desacato. Como se não bastasse esse calvário ainda tem a porrada mensal do contracheque em forma de salário. Segue o conselho do mestre Felipão. Está aberto o concurso do Banco do Brasil. É emprego para quem não gosta de pressão.

E, na pressão, parece que os Royalties vão voltar a seu lugar. Quem ontem aprovou a lei já tem o discurso do não sei, diante da inconstitucionalidade. De que lado está a verdade? Enquanto isso, na esplanada, as cadeiras trocam de lugar. E de legenda, reza a lenda. Não vale nada. O velho toma lá da cá. Quanta hipocrisia na perfeição da democracia. O paradoxo por excelência é ver que um ex-jogador e um ex-bbb são os maiores exemplos do que é competência. Porque de vez em quando, qualquer pessoa pode ser surpresa boa.

Vem rápido e vê a conta, mas não conta para a dona de casa que a surpresa é encontrar coisas estranhas no suco de caixinha. Ser saudável não é mais recomendável. Não basta atropelar, tem de jogar fora o braço do ciclista. Vida terrorista. O domingo fica pequeno por conta da tragédia do artista. Torcendo pelo sossego, esperemos o reverso. Para em breve estar de volta a seu aconchego. Como cantou em verso.

Anúncios
Categorias: Sociedade | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Piadas prontas, notícias repetidas

  1. Nossa , muito bom !!!!! Sem comentários . Adorei . Em Cem Anos de Solidão , nos primórdios , ia – se à taberna de Catarino ouvir notícias e recados através de Francisco , o Homem . Risos . Agora , surge vc e esse jeito lindo de escrever . Parabéns .

    P.S. – dizem que Francisco morreu porque sabia demais . Que coisa , né ?

  2. Desculpa as 02 estrelas . Era para sair 05 estrelas . Vc mereceu , né ?

    Beijo !

  3. O problema de todas essas piadas prontas é que todas elas são absolutamente sem graça, meu caro.
    Por mais que o seu textículo (uia) tenha sido bom, leve, quase saltitante, me dou conta que o sol nas bancas de revista me enche de tristeza e ira, não mais alegria e preguiça.
    Sorte & Saúde pra todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: