S.T.T.L.*

Image

Era tudo muito triste, terrivelmente triste. O corpo inerte na caixa, a família lamentando e eu achando lindos aqueles cães imensos na entrada do cemitério do Caju.

Algumas pessoas pareciam mais comovidas que outras, mas eu sempre achei que o sentimento é algo que vai dentro. Ninguém mede por lágrimas vertidas.

Foi nesse momento que descobri apreciar enterros e velórios, admirar meu quinhão de mortalidade. Para alguns, a chave de todas as inquietações; para mim, o reforço do compromisso com a minha finitude, com diz uma professora querida.

Adorava andar entre os carneiros, observar os mausoléus, ler as lápides e imaginar que histórias teriam vivido aquelas pessoas tão velhas, tão jovens, tão gente.

Gosto das cruzes, de tudo o que representa a fugacidade do tempo, que expressa o sofrimento da perda. Talvez por isso tenha horror aos Jardins da Saudade ou aos cemitérios verticais. A dor precisa ser sentida, sofrida e se externar num grande soluço. Sem esconderijos, sem óculos escuros. Sem halls de entrada reconfortantes, sem grama aparada. E sem a falsa ideia de que a morte é igual para todos. Vejamos as imagens e saberemos por que.

O cheiro das flores, a contenção inicial , o reencontro com parentes que não se sabia por onde andavam. E, gradativamente, o vozerio que se eleva, a gargalhada represada, o irmão que chama o outro para ir até ali rapidinho beber o defunto.  O retorno dos irmãos e a transformação da solenidade repressora num imenso repertório de histórias cômicas envolvendo o saudoso.

Sepultar alguém me traz a dimensão da minha força e da minha fragilidade, me inquieta e mostra que ainda há muito o que se aprender sobre ser feliz e sobre fazer os outros felizes.

*Abreviação da frase latina Sit tibi terra levis. A terra lhe seja leve. Inscrição romana nos túmulos com o intuito de expressar que aos mortos tudo deveria ser perdoado. Eu cá sinceramente tenho minhas dúvidas.

Image

Categorias: Reflexões, Sociedade, Verso & Prosa | Tags: , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

