Riso e paixão

 

Image

 

 

Dizíamos que na ponta de seu nariz nevava ou que ele sabia a temperatura da cerveja antes que chegasse à boca. Esse era Nareba, um amigo que sabia contar piadas como ninguém. Ele podia contar o mesmo mote vária vezes. As gargalhadas eram a garantia de sua popularidade. Tinha o completo domínio do tempo da piada.

Era um craque na habilidade de escolher o momento certo, do jeito certo. Naquele instante de descontração, nos surpreendia sem anunciar a piada, simplesmente contava. Nareba não tinha medo de ofender com o tema hilário, por isso nunca ofendia. Não havia pressa de chegar ao final da história. Falava com tom de voz tão engraçado que grudava a atenção para si. Era nosso Odorico Paraguaçu da mesa de bar. Era nosso Chico Anísio com cerveja e petiscos.

Nosso amigo conheceu Márcia Torão numa roda de samba. Uma cabrocha de delirantes curvas do Morro dos Macacos. Passista de destaque da Vila Isabel. Por ela enfrentava bala perdida no Beco da Lacraia. Reformou seu chatô, comprou geladeira, fogão, máquina de lavar e abriu uma conta no botequim da Dona Clotilde. De Vossa Majestade a bobo do morro foram apenas seis meses. Dona Clô lhe dizia que tinha malandro sambando naquelas curvas. Mas se ele tivesse que tomar uma atitude teria que cometer um genocídio. Ele brigava, ela negava e o amava até o raiar da alvorada. Aquela mulher era um pântano vaporoso.

Quando seu bolso descobriu que metade do morro estava bebendo na sua conta, achou que era um desrespeito com sua pessoa. Largou aquela mulata sem alma e tomou uma resolução:

“Eu não me chamo Baudelaire, mas só dou valor a quem me quer”.

Nareba ficou duas semanas triste e só. Foi o suficiente para reconquistar seu ânimo, seu tempo e sua piada. A paixão o derrotou; o riso o redimiu.

 

Anúncios
Categorias: Verso & Prosa | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: