Nerdices e nerdades

25 de maio: dia internacional do Orgulho Nerd!

A data celebrada primeiramente na Espanha em 2006, quando se formou o maior pacman humano que se tem notícias, com mais de 300 pessoas, já ganhou o mundo, ao menos o Ocidental, sendo lembrada e comemorada em vários cantos da Europa e do continente americano. 25 de maio de 1977, data do lançamento do episódio IV de Star Wars.

nerd-power-f012ad

Dia de se botar a toalhinha no ombro e sair aas ruas sem medo de bullying!

Se bem que, hoje em dia, os nerds já não são o alvo de perseguições que eram noutras gerações. Quem tem mais de 30 e o é sabe do que eu tô falando. É muito diferente a acepção do próprio termo “nerd” hoje e há algum pouco tempo. Pasmem, ser nerd entrou na moda. Me parece que isso tem ligação direta com a ascensão do mundo da informática. No fim das contas não se trata de simpatia pelo modus vivendi nerd, mas sim de valorização de mercado pura e simples. Tanto é verdade que a parente maior respeitabilidade e sobrevalorização se dirige muito mais aos nerds do mundo da informática do que aos demais ramos.

Há um ano, em Say it loud, fiz toda uma descrição de minha visão de mundo nerd, uma de minhas paixões e importante marca identitária. Por isso mesmo, me preocupa essa ampla assimilação nerd que tá ocorrendo. Ser nerd sempre teve um elemento muito interessante: o remar contra a maré, estar fora do modelo, do padrão. Parece que cada vez mais essa marca é apagada.

Tudo bem que o próprio conceito de nerd brota da indústria de consumo e de seus produtos. Contudo, isso não impossibilita que, nutridos pela indústria capitalista do entretenimento e seus símbolos, construa-se a criticidade, a partir desses mesmos parâmetros. Pra mim, todo nerd tem ou deveria ter alto potencial crítico, portanto. Ser nerd sempre foi estar aa margem, num leito de dissenso: a possibilidade da contracultura construída a partir de empolgantes bugigangas da própria cultura capitalista.

Curiosamente, em meio a tudo isso vai aumentando incrivelmente o número de garotas nerds, ocorrência bem rara outrora.

bat-lingeriegostosas-nerds-03

 

Um mundo de popularidade, valorização e ainda com garotas nisso tudo… Uau! Um sonho nerd que atravessou muitas gerações. Isso considerando que o conceito “nerd” em si não deve ter muito mais do que uns 50 anos, remontando aa época do surgimento das séries de tevê e o período dourado da indústria de quadrinhos.

Diferentes gerações de ídolos nerds: Sheldon e o eterno Spock, Nimoy.

Diferentes gerações de ídolos nerds: Sheldon e o eterno Spock, Nimoy.

Pois é… em relativamente muito pouco tempo, ser nerd tá sendo bastante ressignificado. Não faz sentido um Dia do Orgulho Nerd se sê-lo passar a significar estar no centro das atenções duma ponta produtiva do sistema. Gastemos nossa energia nerd com elucubrações conspirativas e fantasiando heroísmos que construam liberdade e libertação.

Say it loud: I’m a nerd and proud!

[Spectreman: na vanguarda da luta ecológica]

Faltam 572 dias.

Faltam 572 dias.

Agradecimentos ao camarada Walace Cestari, também nerd, pela cessão do espaço hoje.

AA minha nerd predileta e amada, mais rara do que um sorriso vulcano, Andrea. No bom, velho e claro idioma klingon: QamuSHa’.

 

Anúncios
Categorias: Cultura | Tags: , , , | 7 Comentários

Navegação de Posts

7 opiniões sobre “Nerdices e nerdades

  1. Daniel Rocha

    Andenrson,

    Isso que você vê não são exemplos de “Nerd”, e sim “Geeks”, segundo o que os próprios norte americanos costumam denominar pessoas com hobbies se dizem “incomuns” (mesmo sendo comuns) . Nerd é um cara introvertido, e as vezes sinonimo de CDF, e que gosta de estudar a fundo assuntos incomuns.

    Informática, pelo menos para as coisas mais utilizados, hoje em dia é muito comum e o aprendizado não oferece desafios como há 15 ou 20 anos atrás.

  2. É, Daniel, tomo nerd e geek como sinônimos sim. Creio que mesmo nos EUA essa sinonímia é comumente válida. Mas fica o tema pra próximos textos.

  3. Odisseu, vc sempre me surpreende!! Não esperava essa dedicatória tão linda! A primeira vez que nos vimos pensei: “Esse é um mingo que sempre sabe onde está sua toalha! É um nerd desses que quero como companheiro!”. E quando descobri que vc também era fã do Questão e do Lanterna Verde… Ah, todo mundo sabe quem é o Batman, cara, mas o Questão… Só minha cara-metade mesmo!! Com certeza, viemos da mesma estrela-mãe… Te transamo, profusamente!
    Elen síla lúmenn’ omentielvo. Mélanye lye!

    Nerwen

  4. *-* ❤

    Bilionesimamente transamada, Música!

  5. Vida longa e próspera!

    Que a força sempre esteja no Transversos.

  6. Eu sinto, mas não gosto de fotos de mulheres, com seios expostos, me causam nojo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: