Revolução Tecnológica para quem?

rtecnologica2

Com o discurso de que as novas tecnologias chegariam ao mercado de trabalho para melhorar a produção, poupar o trabalhador e facilitar a vida diária, o que percebo como resultante da Revolução Tecnológica são ganhos relativos, uma vez que apenas o primeiro dos objetivos elencados parece ter sido plenamente atingido.

Na prática, a ideia de que os avanços trariam qualidade de vida ao assalariado, por conta da possibilidade de produzir em menos tempo foi uma grande falácia, pois o que se verifica é o aumento exaustivo da carga de responsabilidade. Não só o tempo dedicado em horas ao trabalho permanece o mesmo, como além, do aumento da exigência relativa à produção, temos localizadores remotos: o celular corporativo, o notebook corporativo, o rádio. Bendita era a época do BIP.

Com toda a parafernália moderna, finalmente os empregados podem ser pagos para estarem sempre disponíveis e atentos. Como assim não compareceu à reunião das 8h de segunda-feira, que só foi comunicada por e-mail às 20h de sexta-feira? Por que não verificou a caixa de entrada nos dias de folga? Falta de responsabilidade, falta de compromisso na certa!

Acrescente-se a precariedade da mobilidade urbana nas grandes metrópoles e o que é ruim ainda pode piorar, prejudicando (e muito!) qualquer tentativa séria de pontualidade.

Nunca entendi muito bem essa obrigatoriedade de 8 horas diárias de trabalho. Cobram-se metas, planos, acompanhamento de resultados, avaliações. Mais uma vez, aumentaram as exigências, comprimiram-nas em 8 horas diárias e, sem nenhum resquício de humanidade, não permitem que as pessoas sejam isso aí, pessoas. Que têm dias bons, dias ruins, dor de barriga. Que são notívagas e não produzem nada pela manhã, mas à noite trabalham que é uma beleza. Que, muitas vezes, produziriam melhor no repouso de suas casas, sem trânsito, sem perda de tempo para se arrumar, escrevendo o relatório enquanto olha o filho brincar, e que a qualidade do trabalho talvez fosse alterada, sem dúvida, para melhor.

rtecnologica

 

Anúncios
Categorias: Crítica, Sociedade | Tags: , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: