Questão de História e Literatura Dramática

Colégio Brasil

(Classes A, B, C, D e E do 12º ano)

Um dramaturgo está esboçando duas peças teatrais com as mesmas personagens. Um dos textos irá se passar em 1995 e a outro em 2015. Sabendo disso e usando canetas de cores diferentes para identificar cada uma das peças faça o seguinte exercício:

  1. Desenhe uma linha ligando as frases aos seus personagens corretos. (Há frases para os diálogos, outras são expressão dos pensamentos das personagens, para serem usadas em cena com o recurso do à parte, para a plateia).
  2. Marque um O na frente dos heróis e um X nos vilões.
  3. Organize as personagens em grupos e indique sua característica dramatúrgica: personagens típicas (quando pertence a um grupo social, profissional, religioso, etc.); caricatas(quando suas características são exageradas) e individuais (quando suas características são próprias, incomuns).
“Índio bom é índio morto”

Juiz

“A corrupção é o câncer do Brasil”

Empresário de obras públicas

“Você sabe com quem está falando?”

Grileiro e latifundiário

“Os meus direitos e vou fazer valer”

Deputado

“(…) logo eles, que estão na posição mais baixa da escala social (…) ”

“Tudo começa na família”

“Querem destruir a nossa família”

Pesquisador

Travesti

Bispo

“Farinha pouca, meu pirão primeiro”

“O Comando é que manda”

Jovem estudante rico e branco

      Menor de idade pobre e negro

“Não pode passar, aí é a entrada social”

Porteiro

“Sou eu o culpado, sou eu ! ”

Pessoa torturada

“Foda-se. se. Uma banana pra ele”

Comediante de TV

“Me revolta pagar impostos para sustentar vagabundos”

“Essa preta vagabunda, feia e morta de fome”

“Essa ladra, vaca, essa filha da puta que vai tomar no cu ”

“O comando é que manda ”

Socialite

Prostituta

Cliente de Prostíbulo

Policial

“ O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”

Economista

“Esse politicamente correto é uma merda”

Ator de teatro

“O que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde”

Ministro de Estado

“Não vou usar por enquanto. Estou comprando para investir”

Especulador imobiliário

“Moro na favela, tenho vergonha mas o salário não dá”

Empregada doméstica

“Me dá uma esmola, tia”

Criança no farol

“Mulher que é estuprada é porque merece”

Ministro de Estado

“A pessoa tem que saber o seu lugar, respeitar os outros”

Homofóbico

“Eu posso não saber porque eu estou batendo mas ela sabe porque está apanhando”

Psicopata

“Tem que matar esses vagabundos todos”

Lider político

“Eu acho que não dá, também, só o bombardeio, porque o bombardeio não  leva a consequências de paz”

Líder política

“ Gente, democracia não é quando todo mundo pensa como a gente… mas quando as outras pessoas tem o direito de pensar e expor suas piores ideias sem nem pensar em nos impedir de pensar e expor as nossas.
ninguém é bonitinho na democracia (isso é desenho de ursinhos carinhosos). a humanidade é esquisita e, casualmente, somos humanos”*

                     Professor de História

A prova deve ser respondida individualmente, mas, sua correção será feita coletivamente pelo feicibuco.

 

                                                                                                                             BOA PROVA!

* Miguel Marcarian

 

Featured image

Categorias: Sociedade | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

