Jesus, esse vândalo!

A atualidade desse texto publicado no ano passado me trouxe o desejo de republicá-lo. O sagrado para alguns pode ser relacionado à representação de seus mártires. Numa sociedade homofóbica, os assassinados por motivos de orientação sexual também tem o martírio no sangue jorrado. Representar a crucificação é forma de aproximar esse caráter divino das agruras e delícias diárias, é forma de escancarar a tortura a que são submetidos diariamente.

transversos

Mesmo com a redução de fiéis, o Brasil é o maior país católico do mundo: 64,6% da população, o que equivale a 123 milhões de pessoas.

Nas missas, fala-se insistentemente da mãe que perdeu seu filho condenado de forma terrível, do sofrimento que foi impingido a ele, das zombarias quando lhe deram vinagre em vez de água para lhe matar a sede, além da insistente proliferação de cenas da tortura, as chamadas estações da via sacra.

Imagem Via sacra: reprodução do trajeto seguido por Jesus carregando a cruz do Pretório ao Calvário

O menino recém-nascido foi colocado numa manjedoura, rodeado por animais. Sabe o que é manjedoura, né? Aquele cestinho bonitinho dos presépios? Não! Manjedoura vem do italiano mangiare. Era o recipiente onde era depositada a comida dos animais. Tivesse nascido hoje na cidade grande, a criança poderia ser aninhada num pote de ração para cães de grande porte. Isso…

Ver o post original 547 mais palavras

Anúncios
Categorias: Sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Jesus, esse vândalo!

  1. jorge luiz moura

    Por quê ainda temos que escutar esses ecos da história medieval?Não houve nem haverá a personificação de mitos ou pessoas cravando em deus ou deuses baseados em pessoas polidamente corretas?Somos todos um por um falhos;A carne e o vinho são e serãos sempre corrompidos.Até quando as sociedades alimentarão este circo?A carne estâ corrompida,e o espírito ,é o quê?Cortemos pois todos nós a última esperança da teocracia e da pseudo filosofia cristã.Assumiremos portanto nossas responsabilades como seres humanos reais.Esquecemos pois qualquer utopia,somos e seremos sempre capaz de construir um mundo melhor..nada de nietshe “el loco” ,voltaire e positivismo.Voltem os seus olhos para os pensadores livres.Benjamin. Franklin,marie curie,edson,galileu e etc.Já ia eu esquecendo meu grande ídolo,mestre Isaac Newton,que beleza!Apenas sei que nada sei,do fundo do meu coração!Lembrem-se dele e lembrarão de mim!Um abraço a todos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: