O implacável chifre de Rutherford

quimica

Quando eu morava em Vila Isabel, assim que chegava do trabalho fazia hora extra no bar do Costa antes de ir pra casa. O pós-expediente com cerva e bate-papo é o esquema tático que nos leva à prorrogação na partida contra a dona foice.
De quando em vez aparecia um sujeito que bebia sozinho na última mesa da calçada. Oito brahmas eram o número sibilino do camarada. Depois da quarta gelada, ele resmungava hieróglifos. Na sexta, a boca torta dava umas travadas de catraca. Virava o derradeiro copo e saía puto como se fosse tomar resolução de quem pensa e repensa. (Pagava a conta adiantado já pra sair de supetão)
Não passavam três dias, os hieróglifos e as catracas voltavam ao bar. Após semanas nessa tranqueira de serrote, perguntei pro garçom Silas a identidade do pobre homem. Era um professor de química que diziam estar desgostoso da vida depois de se separar da mulher.
Como na época já tinha sólido conhecimento sobre o assunto, fui lá prestar solidariedade etílica ao desafortunado da hora. Cheguei, me apresentei, puxei assunto. Ele apenas me olhava. Fixo. Sem graça, ia me preparando pra cair fora. Então ele destravou:
― Rutherford descobriu que os elementos podem ser transmutados. Estipulou as bases para a interpretação da estrutura atômica. Pouco depois, Bohr finalizou a teoria atômica. Estes e outros avanços criaram muitos ramos distintos na química, que incluem a bioquímica, química nuclear, engenharia química e química orgânica. Rutherford dizia que um verdadeiro físico-químico sopra suas vidrarias e resolve suas próprias equações. Sabe o que penso de tudo isso? Eu quero que os dois vão pra puta que pariu. Que enfiem suas teorias no centro do olho do cu gordo deles. Devem ter sido dois cornos como eu. E o chifre é o único elemento químico que sobrou na minha tabela periódica de cornudo. Agora você vai pra casa do caralho e me deixa em paz.

Categorias: Sociedade | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

