Preciso de ajuda

É por causa de um problema de saúde mas não vou pedir que façam “ vaquinha” ou partilhem fotos escatológicas. É um caso sério demais para que coisas como estas ajudem.

Trago de 2015 a vergonha de uma tarefa não cumprida. Como representante dos usuários de uma Unidade Básica de Saúde ( que alguns chamam de postinho) havia me proposto a fazer um blog de esclarecimentos sobre o SUS já que eu mesma demorei meses para entender a barafunda de siglas e problemas. Não consegui.

Agora, com a aproximação do Dia Mundial da Saúde, à vista do começo das movimentações de milhares (sim, somos centenas de milhares) de militantes do SUS, quero enviar à plenária de saúde da qual faço parte uma proposta de mobilização da sociedade civil para fazer frente à verdadeira campanha de desmoralização dele (o SUS).

Então pensei em uma coisa simples, uma espécie de resumo da questão que tornasse qualquer grupo ou coletivo capaz de começar a discutir o problema da Saúde brasileira e motivar mais gente a buscar informações sobre o SUS.

Meu pedido portanto é simples. Poderia ler estas poucas linhas e me dar sua opinião ?

Agradecida.

“O QUE É SAÚDE ?

Dizia um ditado antigo é “ mente sadia, corpo sadio” talvez porque é mesmo fácil perceber: a saúde um estado de bem estar que depende do corpo de da mente.

Por isso, basta pensar um pouquinho para entender que para ter saúde a pessoa precisa comer bem, dormir bem, ser cuidado quando adoece e estar bem consigo mesmo e com o seu meio-ambiente.

Saúde é vida. Saúde é tudo.

O QUE SERIA ENTÃO UM BOM PLANO DE SAÚDE ?

Qualquer Plano de SAÚDE tem que começar por prevenir as doenças do corpo e da mente, isto é PRESERVAR a saúde. E isto só é possível em uma Sociedade organizada de forma a propiciar a todas e todos cidadão as condições de vida mínimas para preservar a saúde. Não adianta você cuidar de sua saúde se seus vizinhos, parentes, colegas de trabalho, empregados não tiverem acesso aos cuidados de saúde. Quando muita gente está doente ao seu redor você também fica mais vulnerável a adoecer mental e fisicamente.

Por isso todo mundo precisa de um PLANO de saúde. E não dá para falar de um plano de saúde para um país enorme como o Brasil se ele não envolver as condições de moradia, alimentação, cultura e educação de todos os cidadãos e cidadãs do país.

Saúde é vida. Saúde é tudo.

PLANO DE SAÚDE É SUS . NÃO TEM OUTRO.

Quanto vale o SUS ?

O SUS foi criado para atender todos os cidadãos e cidadãs brasileiros sem distinção de sexo, cor, idade ou quaisquer outras.

O SUS é o PLANO DE SAÚDE UNIVERSAL QUE COBRE TODO O TERRITÓRIO NACIONAL cuidando de :

Prevenção

Segurança alimentar e de medicamentos ( Fiscalização de alimentos e remédios realizados pela Anvisa)

Controle de epidemias ( Vacinações, campanhas de conscientização )

Campanhas de conscientização ( como alertas para sinais e sintomas da diabetes, hanseníase, verminoses, doenças regionais, DST, distribuição de contraceptivos, etc.)

Atendimento a doenças

Consultas

Exames

Cirurgias ( inclusive de alta complexidade como transplantes)

Distribuição de remédios

Acidentados ( pesquise quantos atendimentos só no ano passado, inclusive “casos famosos” que, sem o SAMU e equipes de referência do SUS, não teriam sobrevivido)

Qual é o plano de atendimento privado de doença que dá esta cobertura ?

Nenhum

QUANTO CUSTA O SUS?

O investimento atual do SUS era de 25 reais por pessoa/ mês por cidadão em 2005. Pesquise quanto é atualmente.

O orçamento disponível para o SUS hoje em dia é menor que o de muitos países, mesmo alguns bem menos ricos que o Brasil: África do Sul, México, Argentina, Uruguai, etc.

Além disso, parte da verba do SUS é desviada para:

– pagamento de aposentadorias, dívidas,

– atendimento a conveniados de planos privados de atendimento a doenças – planos que cobram muito mas deixam o cidadão/cidadã desatendidos quando ele tem uma doença grave, envelhece ou se torna um “mau negócio”.

– corrupção : médicos contratados que não cumprem horários, OS ( organizações sociais) contratadas para gerenciar equipamentos públicos que desviam recursos para benefício de seus diretores ( como o caso recente dos donos de Haras no RJ) ou clínicas privadas.

– Fila dupla – gente que paga fortunas aos planos de saúde e furam a fila do SUS para usar hospitais de referência públicos, mantidos com verbas públicas.

-Judicialização – pessoas que pagam fortunas a “planos privados” mas quando precisam de remédios e procedimentos de alta complexidade processam o estado, com suas despesas recaindo sobre o SUS que assim, deixa de atender aos mais pobres, sem dinheiro para contratar serviços advocatícios.

 

Quanto custa um chamado plano “ de saúde” privado ?

O preço do atendimento à doença do cliente mais o lucro da empresa. Por isso ele não pode ser chamado de plano de saúde. A sua saúde é uma mercadoria que possa ser vendida e comprada na bolsa de valores? Não faz sentido. Gente doente não dá lucro para plano privado.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PELA SUA SAÚDE E DA SUA FAMÍLIA ?

-Juntar-se à luta pelas melhorias do SUS para que ele possa se tornar eficiente e eficaz, realizando bem todas as tarefas para a qual foi criado.

– Juntar-se a uma grande mobilização para preparar o DIA MUNDIAL DA SAÚDE- dia 07 de abril.

Esta mobilização vai ser concluída com Marchas e Eventos em todo Brasil no dia 07 mas você pode ajudar na sua preparação.

COMO

Nas escolas, empresas, condomínios, grupo de amigos, clubes, etc. no dia 06 de abril (véspera da Marcha pelo DIA MUNDIAL DA SAÚDE) podemos realizar ações diversas – qualquer uma que se possa imaginar : uma manifestação artística, uma oficina de esclarecimento e fortalecimento do combate ao mosquito aedes egipty, etc. e postar nas redes sociais com a hash tag # PLANO DE SAÚDE É SUS, NÃO TEM OUTRO.

** A foto acima é da sala de espera de consultas de uma UBS do SUS em SP- capital.

Anúncios
Categorias: Sociedade | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: